0

O que é a educação física? ~ parte II

No geral, já todos chamámos à educação física de ginástica mas isso não é correcto, pois estamos perante uma prespectiva reducionista da educação física. A ginástica é simplesmente uma das áreas que deve compor o currículo da educação física. A confusão entre ambos os termos deve-se à importância da ginástica na história da educação física, uma vez que esta fez parte de tradições militaristas e disciplinares. Há mais termos que englobam a perspectiva reducionista da educação física, são eles:
  •  Animação desportiva: A educação física tem objectivos específicos de aprendizagem e de aperfeiçoamento que não se podem reduzir a uma simples animação centrada num determinado desporto.
  • Movimento: Movimento é um termo genérico, não basta existir movimento para ser educação física. A participação em situações educativas não se pode reduzir a uma experiência psicomotora.
  • Crescimento: O crescimento representa fenómenos, como por exemplo, o aumento da estrutura corporal. A educação física não estava a cumprir a sua função caso o educador apenas se centrasse no processo de crescimento.
  • Exercício: é uma condição fundamental para as aprendizagens, sem a qual não havia hipotse de consumar o processo. Os exercícios são meios operativos para promover adaptações sendo limitativo usar essa expressão para definir educação física.
  • Recreação: Apesar da educação física estar associada à satisfação nas necessidades lúdicas das crianças, não significa que seja a compensação das rotinas escolares. Não é o carácter lúdico de certas matérias que nega a seriedade da educação física. Por exemplo, jogar é uma forma priveligiada da criança compreender e dominar o valor das regras e da apreciação moral.
  • Psicomotricidade: é uma área teórica e metodológica diferente da educação física, mas o estudo das suas interpretações pode ser útil para o professor compreender a actuação e dificuldades dos alunos. A psicomotricidade procura a resolução de disturbios na relação entre o estado psicológico e as estruturas motoras.
  • Expressão corporal: está ligada ao teatro e à dança. Claro que a dimensão expressiva está presente na educação física mas não pode ser entendida em oposição ou negação da necessidade de aplicar as matérias
Adaptado de: "A educação Física no 1ºCiclo do Ensino Básico", DGEBS, 1982


0 comentários:

Enviar um comentário

Back to Top